Retiro Shipibo.
O Retiro Shipibo é uma imersão terapêutica e espiritual conduzida por curandeiros indígenas da Amazônia peruana, com base em uma tradição viva transmitida há gerações.
Mais do que uma experiência, trata-se de um tratamento integral com plantas, chamado de Dieta pelos indígenas, voltado ao reequilíbrio físico, emocional, energético e espiritual.
Cada retiro é guiado por indígenas e médicos vegetalistas Shipibo-Konibo que aplicam seus saberes através de práticas como: cerimônias com ayahuasca, toma de diversas plantas, banhos medicinais, saunas, emplastros, purgas, massagens, momentos de silêncio e escuta e cantos de cura.
Essas práticas são realizadas ao longo de vários dias, em um ambiente de contenção ritual, alimentação adequada e cuidado coletivo. O trabalho é sempre adaptado às necessidades específicas de cada pessoa, considerando seu histórico biográfico, físico, psíquico e espiritual (passado e atual).
Além do tratamento com os curandeiros, também estão incluídas experiências de conexão com a natureza, momentos de integração e partilha, e vivências de contato respeitoso com a cultura Shipibo-Konibo.
Os retiros têm duração de 10 dias e são oferecidos para grupos de até 20 participantes.


Cerimônias de Ayahuasca.

Toma de Plantas.

Banhos medicinais.

Sauna com plantas.

Massagem tradicional.

Rapé líquido.

Alimentação.

Hospedagem.

Pintura de Kenes.

Oficina de bordado.

Feira de artesanato.

Passeio de barco.
Para saber detalhes sobre o tratamento e as atividades culturais, datas dos retiros, valores e formas de pagamento, acesse:
Nete Jatyiameran Nii ~ Navegando Natureza:
ensinamentos indígenas Shipibo-Konibo
Em dezembro de 2025, o Instituto Ciência Nativa lançou o documentário-entrevista Nete Jatyiameran Nii ~ Navegando Natureza. A partir de um diálogo profundo entre o maestro Neten Kea e Karine Nascimento, co-criadora do ICN, o filme revela os ensinamentos da tradição indígena Shipibo-Konibo, compartilhando saberes sobre dietas, retiros e cerimônias, entrelaçados a imagens sensíveis e inspiradoras da Amazônia peruana.
